Simers lança campanha alertando para o fechamento de Centros Obstétricos no RS na Expointer 
Defesa

Simers lança campanha alertando para o fechamento de Centros Obstétricos no RS na Expointer 

Compartilhe

01/09/2022 11:20

A Campanha Salve os Centros Obstétricos (COs) no RS, promovida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em conjunto com o Núcleo de Obstetrícia da entidade médica, foi lançada nesta quarta-feira, 31, na reunião na Casa da Famurs, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 45ª Expointer. Para um grupo de 80 prefeitos e gestores de cidades do Estado, o presidente do Simers, Marcos Rovinski, e a coordenadora do Núcleo de Obstetrícia, Márcia Barbosa, explicaram a realidade preocupante da maioria dos COs e os objetivos da Campanha.

“Estamos preocupados com a constante destruição da obstetrícia em hospitais gaúchos. A cada dia soubemos de cidades que estão ficando sem os Centros Obstétricos ou tendo a diminuição destes setores, afetando o atendimento à população. Nosso propósito é para que não haja defasagem no atendimento ou superlotação, o que pode resultar no avanço da mortalidade fetal”, observa Rovinski.

Márcia Barbosa explicou para os prefeitos que o Núcleo está articulando ações de sensibilização. “O quadro atual nos preocupa. Estamos procurando as autoridades para apresentar a situação atual, que vem se agravando a cada dia, e buscar apoio nesta causa que é justa. Queremos que haja o atendimento digno à população”, explicou. A receptividade foi muito boa dos prefeitos presentes, que pretendem se somar ao Sindicato nesta campanha.

Na Expointer, os dois dirigentes e mais o vice-presidente da entidade médica, Marcelo Matias, estiveram nos veículos de comunicação apresentando a campanha e pedindo apoio. Nesta quinta-feira, 1º, o diretor-geral, Fernando Uberti, estará novamente na Expointer apresentando a campanha, juntamente com outros temas como a Frente em Defesa da Santa Casa de Rio Grande à imprensa e entidades como a OAB/RS.

Na campanha, o Núcleo Simers de Obstetrícia, torna público perante toda a sociedade gaúcha, o sentimento de contrariedade, bem como a preocupação com os reflexos do encerramento das atividades de diversos centros obstétricos no Estado. Nos últimos anos, há uma escalada no fechamento de maternidades em todas as regiões do RS. Em Porto Alegre, houve a descontinuidade dos serviços nos hospitais São Lucas da PUCRS (HSL) e Ernesto Dornelles (HED), além da extinção do setor no Hospital Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba, sendo esse um dos casos mais emblemáticos do desmonte da saúde obstétrica gaúcha. No interior do Rio Grande do Sul, localidades como Aceguá, São José do Norte, Rio Grande, Santana do Livramento, Osório, Campina das Missões e, recentemente, Caxias do Sul, tiveram suas atividades ameaçadas ou completamente finalizadas.

Tags: Medicina Médicos obstetras Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política